O conhecido Círculo de Sinner foi criado pelo químico alemão Herbert Sinner que, em 1959, declarou que “a higienização é uma operação que consiste na aplicação de um detergente a uma certa temperatura, durante o tempo necessário para dissolver ou amolecer os resíduos de modo que uma ação mecânica possa removê-los com facilidade”.
O Círculo de Sinner consiste numa fórmula simples que assegura que as superfícies, maquinarias, acessórios, entre outros são corretamente higienizados nas indústrias – alimentar, automóvel, etc. A fórmula criada permite a realização de uma limpeza profissional com máxima eficiência ao serem consideradas quatro variáveis transversais que, com o devido planeamento, possibilitam a obtenção dos melhores resultados de higienização.
Quais são as variáveis do Círculo de Sinner?
Os quatro fatores que compõem o Círculo de Sinner e que permitem às indústrias higienizar de forma segura são:
- Ação química: compreender quais são os produtos químicos e as respetivas dosagens (recomendadas pelos fabricantes) que devem ser utilizadas para o tipo de ação de limpeza pretendida e conservação das superfícies e dos equipamentos;
- Ação mecânica: selecionar os equipamentos que devem ser utilizados para que o processo decorra de modo eficiente e sem danificar as superfícies que se pretendem higienizar;
- Temperatura: considerando que existem superfícies, detergentes e/ou desinfetantes que não resistem quando colocados em contacto com elevadas temperaturas é fundamental que a mesma esteja dentro dos parâmetros que asseguram a conservação das superfícies, bem como as recomendações de utilização dos fabricantes;
- Tempo: considerado por vários autores o fator mais variável, este descreve não apenas o tempo de contacto (ação química) como também o tempo de trabalho (ação mecânica).
Sendo que cada cenário de limpeza exige uma combinação específica pela superfície a ser limpa, sujidade presente, produtos e equipamentos utilizados é fundamental analisar-se a forma mais adequada de combinar os fatores considerados de modo a executar uma higienização eficiente e eficaz.
Posto isto e de acordo com o Dr. Herbert, o objetivo desta análise consiste na evidente demonstração de que a redução de uma variável não compromete a eficiência da higienização por a mesma poder ser compensada (até um determinado ponto) pelos restantes fatores.