Design Higiénico: Conceito e importância para a indústria

Com o objetivo de garantir a segurança dos trabalhadores e a qualidade dos produtos surgiu o conceito de design higiénico: conjunto de práticas e princípios que visam reduzir ou eliminar totalmente os riscos de contaminação em ambientes industriais.

Esta ideia consiste no projeto de equipamentos, instalações e processos industriais que permite minimizar ou suprimir riscos de contaminação de produtos e de exposição dos trabalhadores a substâncias consideradas perigosas. Para tal, o projeto considera vários fatores como:

  • Facilidade de higienização;
  • Manutenção e inspeção regular e realizada de acordo com as normas;
  • Minimização de pontos de acumulação de resíduos;
  • Entre outros.
Importância da manutenção e inspeção dos equipamentos na indústria. Fonte: Freepik (usertrmk)

Qual a importância do design higiénico para a indústria?

Imagine uma fábrica de alimentos e/ou bebidas. O design higiénico é importante neste cenáriopois ajuda a evitar a contaminação cruzada entre produtos, o que poderia levar a doenças transmitidas através de alimentos e colocaria em risco a saúde pública.

É por estas razões que as empresas que produzem, manuseiam, fornecem ou distribuem bens alimentares são pressionadas (tanto pelas entidades como também pelos próprios consumidores) para atestarem a indispensável qualidade e segurança dos seus produtos.

Além da qualidade dos produtos, este conceito contribui identicamente para garantir a segurança dos trabalhadores. Continuemos com o exemplo da fábrica, com as práticas e princípios das instalações e dos equipamentos, a exposição dos colaboradores a substâncias químicas perigosas são reduzidas o que melhora consideravelmente a segurança no trabalho.

Design higiénico: garantia da qualidade dos produtos e segurança dos trabalhadores. Fonte: Freepik (usertrmk)

O design higiénico é importante para a indústria porque:

  • Previne acidentes: Reduzindo os riscos de acidentes no trabalho como quedas, choques elétricos, exposição a substâncias perigosas, entre outros;
  • Qualidade dos produtos: Restringindo o risco de contaminação cruzada e outras formas de danos, o projeto ajuda a garantir que os produtos são de qualidade e podem ser consumidos com segurança;
  • Melhorias de eficiência: Com a otimização dos processos industriais é possível torná-los mais eficientes e reduzir o desperdício de matérias-primas;
  • Responsabilidade social: Ao contribuir para uma imagem positiva da empresa ao mostrar aos stakeholders a preocupação com a segurança do capital humano da organização e com a qualidade dos produtos disponibilizados;
  • Entre outros.

Todavia, é importante ressaltar que apesar do design higiénico de equipamentos e instalações poder trazer inúmeros benefícios para a indústria agroalimentar, se este for feito de maneira inadequada, pode causar graves problemas: além de colocar em causa a segurança dos trabalhadores e a saúde pública, prejudicará igualmente a reputação da marca.